05/05/2015

Aula 07 - Exercícios de Português

Nos aplicativos educacionais do Linux Educacional:


KLettres é um aplicativo muito simples que ajuda a criança a aprender o alfabeto e alguns sons simples no seu idioma ou outro qualquer. O KLettres possui 4 níveis. Nos níveis 1 e 2, o programa escolhe uma letra ou sílaba aleatoriamente, que é mostrada acompanhada do som de seu fonema. 
A criança deverá então escrever esta letra ou sílaba. Se estiver correta, a próxima letra irá aparecer (sem ter que clicar em Enter ou em outra tecla qualquer). Se o usuário digitar a tecla errada, ele irá ouvir o som de novo. 
Assim, o usuário irá memorizar as letras e reconhecê-las no teclado. Os níveis 3 e 4 dizem respeito às sílabas e o modo de jogar é o mesmo. O usuário poderá escolher a tela, o idioma e o tempo de resposta.


KHangMan é um jogo da forca, ideal para crianças a partir dos 6 anos e possui várias categorias de palavras em 24 idiomas, sendo que o usuário pode também adicionar suas próprias categorias, se desejar. Há vários níveis de dificuldade: fácil, médio, difícil e uma categoria que apresenta somente nomes de animais.


Kanagram (ou KmessedWords) é um jogo de confusão de palavras, indicado para o ensino de Língua Portuguesa ou Língua Estrangeira.
O jogo apresenta uma palavra com as letras embaralhadas e o aluno precisa descobrir qual é. Ele tem, para isso, quantas chances precisar. 
O Kanagram possui três níveis de dificuldade e a possibilidade de escolher as palavras utilizadas em cada um deles, podendo assim ir se complexificando a medida em que é jogado. As palavras também podem ser escritas em outro idioma, o que permite seu uso para as disciplinas de língua estrangeira. É um jogo de fácil usabilidade e com muitas possibilidade de adequação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário